Sunday, June 26, 2011

Positive: As Vertentes do Bom Reggae


Positively estou numa fase reggae, woo yeh. Poucas semanas depois de me mudar para a California, o mosquito ragga me mordeu e mergulhei de cabeça no estilo para o qual eu costumava torcer meu grande nariz. Sou um fã de ska, já vi Toasters, tenho meus discos do Hepcat mas achava o filhote do gênero um porre – cabem em uma mão as músicas do Bob que realmente aprecio.
Pois bem, contagiado pelas quantidades industriais de maconha consumidas diariamente ao redor do meu prédio em Venice Beach, pesquisei o reggae e fui entender que na realidade existem três gêneros dentro de um. Explico:
1)    Reggae “Fumei pra cacete, bati um lero com Jah e agora vejo muita coisa errada no mundo. Vou cagar regra e dar esporro na galera pra ver se melhora”.

É, é o reggae religiosocabeçudopuritano. Criançada se esquecendo dos ensinamentos de Jah, mulheres usando esmalte, uma pitada de direitos civis e por aí vai. Acaba sendo um tapa com luva de pelica, porque o esporro vem com a levada macia do reggae. Vejam só o exemplo da sensacional “Hail The Word of Jah”, dos jamaicanos do The Congos. Faixa de primeiríssima qualidade, produzida pelo lendário Lee “Scratch” Perry. A letra está no link abaixo do vídeo para você acompanhar...


Ouça também:  “Chatty Chatty Mouth” do The Gladiators.
2)    Reggae “Pesadão”.

Minha segunda “vertente” favorite de reggae. Frequentemente o Pandora joga algumas pedradas no meu colo, músicas que tem uma linha de baixo estupidamente pesada, muitas vezes alavancada por uma bateria bem tocada e bem gravada. O ícone inglês do reggae Steel Pulse tem uma bela cozinha, na qual se destaca Ronald McQueen, e por conta disso várias de suas músicas entram nessa distinta categoria. Selecionei  “Leggo Beast” como exemplo.

Com esse baita som, o Steel Pulse já faturou um Grammy (Melhor Disco de Reggae) em 1986 com o disco Babylon The Bandit, curiosamente sem McQueen no baixo.
Ouça também: “Righteous Dub”, do Long Beach Dub All Stars.
3)    Reggae Romance, também conhecido como RR.
Não tem como não abrir um sorriso ao escrever deste que é disparado o melhor tipo de reggae. Quem me conhece sabe o quanto eu sou um cara romântico, um quase Wando, então obviamente o lado mais suave do reggae é aquele que mais me atrai. Essa vertente traz os melhores vocais, as melhores harmonias e alguns dos arranjos mais interessantes do reggae. Para mim, os dois monstros sagrados do RR são Barry Biggs e Ken Boothe, que teve a manha de fazer uma versão de “Let’s Get It On” adicionando um “children” no meio do refrão. É amor para dar e vender!
Na verdade, tem tanta coisa boa no mundo do RR que criei a playlist abaixo para vocês. Em breve vocês verão outras em variados temas aqui no site.



Enjoy!

1 comment:

  1. Woo Yeah! Cara, sou viciado em Gladiators faz uma carinha já. Do restante que você colocou, tirando Steel Pulse, não conhecia nada. Mandou benzaço Jahsooz.

    Mas eu ainda prefiro Dub. Depois dá uma ouvida em "Ragana". É uma banda holandesa de dub absurda de boa.

    ReplyDelete